Participação de professor do CEDUFOP no 2018 Pan American Master Championships

Agosto 20, 2018
uana

O professor Renato Melo Ferreira participou do 2018 Pan American Master Championships, realizado em Orlando, nadando pela equipe Phoenix Swim Club. A equipe também contou com ex-atletas olímpicos, além de outros três brasileiros, que integraram o revezamento 4x50 medley 120+. Os brasileiros treinados pelo professor foram: Rodrigo Melo Ferreira (campeão dos 50 costas, vice campeão dos 50 livre) e o próprio Renato (Campeão dos 200 livre e vice campeão nos 200 medley), além disso, o revezamento 4x50 medley se sagrou recordista Pan americano superando em quase 5 segundos o recorde anterior. Este planejamento foi importante pois tal material servirá de base para discussões nas disciplinas ministradas no curso. Outro ponto a destacar foi o intercâmbio com treinadores de todas as Américas, compra de equipamentos e parcerias científicas, além da atualização do conhecimento em várias áreas, como: Natação, Psicologia do Esporte, Organização de Eventos, Treinamento Esportivo, entre outros.

O 2018 Pan American Master Championships reuniu mais 2500 atletas masters (a partir dos 20 anos de idade) das modalidades saltos ornamentais, natação artística, polo aquático e natação, contando com diversos ex-atletas olímpicos. O professor Renato Melo Ferreira (38 anos), junto com os atletas Rodrigo Melo Ferreira (36), Felipe Brandão dos Santos (39) e Bruno Thadeu Abreu de Paula (36) nadaram pelo Phoenix Swim Club e obtiveram os seguintes resultados:

Campeão Pan Americano
200 Livre - Renato Melo Ferreira
50 Costas – Rodrigo Melo Ferreira
50 Peito – Felipe Brandão dos Santos
100 Peito – Felipe Brandão dos Santos
Revezamento 4x50 medley 120+: 1’44”88 (Recorde Americano e Pan Americano)

Vice-Campeão Pan Americano
200 Medley - Renato Melo Ferreira
50 Livre – Rodrigo Melo Ferreira
50 Borboleta – Bruno Thadeu Abreu de Paula
100 Borboleta – Bruno Thadeu Abreu de Paula
Terceiro Lugar
50 Livre – Felipe Brandão dos Santos
50 Borboleta – Felipe Brandão dos Santos

Destaca-se que todos os tempos conquistados pelos brasileiros entraram no Top 10 American 2018, o que representa os melhores tempos em piscina longa da atual temporada. Além disso, o tempo do revezamento superou os recordes Brasileiro e Sul-Americano, não podendo ser homologado pois, a equipe dos atletas é americana.

Na opinião do professor Renato Ferreira a competição foi de suma importância pois serviu como laboratório para a aplicação, no ambiente real, de todo um meso ciclo de treinamento planejado individualmente para dois atletas, obtendo o “outcome” traçado. Ademais, servirá como um exemplo prático e atual acerca de conteúdos como Natação, Psicologia do Esporte e Organização de Eventos, além de ser um excelente laboratório para ampliar a visão sobre as ciências envolvidas na prática esportiva.
Outra importante e significativa contribuição foi a oportunidade de estabelecer possíveis parceiras acadêmico-profissionais com os vários personagens envolvidos na competição, além da aquisição de equipamentos que serão utilizados nas aulas de graduação do curso. Por fim, destaca-se que será criado um Laboratório de Atividades Aquáticas no CEDUFOP, com a finalidade de promover e proporcionar aos interessados oportunidades de aprendizado prático nas modalidades aquáticas.
Ainda em 2018, os alunos do curso poderão ter a possibilidade de acompanhar eventos de natação, como o Campeonato Brasileiro Master em novembro em BH, competições de Natação Artística e Travessias. Em dezembro, o CEDUFOP irá participar com o professor Renato e dois alunos do curso na prova de revezamento Triathlon.

Foto 01: Rodrigo, Renato, Bruno e Felipe

Foto 02: Felipe, Renato, Rodrigo e Bruno