Bolsistas e voluntários do PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física participam de oficina de danças folclóricas ministrada pelo Grupo Arunda

Outubro 31, 2018
Bolsistas e voluntários do PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física participam de oficina de danças folclóricas ministrada pelo Grupo Arunda

Entre os dias 22 e 26 de outubro de 2018, foram realizadas atividades de uma oficina sobre danças folclóricas ministrada pelo Grupo Arunda, na sala 5 do ginásio de ginásticas da UFOP, com a participação maciça dos alunos bolsistas e voluntários além das professoras supervisoras do PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física. Demais interessados também puderam participar dessa oficina que recebeu inscrições de forma gratuita.

Durante todos os dias dessa semana as atividades se iniciavam às 13h00min e na maioria dos dias se encerravam depois das 17h devido a empolgação dos participantes e mesmo dos professores Paulo e Geísa que ministraram a parte prática da oficina. A parte teórica foi ministrada pela professora Kátia Cupertino que também trouxe muitas informações e novas vivências aos participantes.

O Grupo Folclórico Aruanda*, com sede em Belo Horizonte/MG, é uma entidade de caráter cultural, cujos principais objetivos são a pesquisa, a preservação e a divulgação das danças e folguedos populares, através de sua projeção para a linguagem cênica. Fundado em 1960, o Aruanda, desde então, acumulou aproximadamente 100 (cem) danças com seus respectivos trajes, adereços e músicas, o que possibilita ao Grupo apresentar diversos espetáculos diferentes. Esse acervo de registro (pesquisa de campo e informações técnicas resultantes do intercâmbio com outros grupos), elaborado e catalogado ao longo dos anos, é um referencial para pesquisas e informações a instituições de ensino em todos os níveis escolares, a atores, coreógrafos, figurinistas, pesquisadores e demais interessados nas manifestações populares tradicionais. *Fonte: http://www.grupoaruanda.com.br/home/historia.php

Além da oficina aconteceu um espetáculo denominado de Aruanda na Estrada Real no dia 26 de outubro de 2018, a partir das 19h00min, na Casa da Ópera de Ouro Preto. O evento contou com dançarinos e músicos do grupo Aruanda que vieram de Belo Horizonte exclusivamente para o espetáculo e trouxeram toda a riqueza de figurinos, danças e músicas que são trabalhados pelo Aruanda. Os bolsistas e voluntários do PIBID-UFOP que participaram da oficina foram convidados a apresentar uma das danças vivenciadas e para muitos essa foi a primeira apresentação que realizaram na vida em um teatro e com público externo, atividade diferente do que acontece nas disciplinas em aulas da graduação.

O professor Emerson Cruz de Oliveira coordenador do PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física fez os contatos, organizou e deu suporte integral à oficina, vivenciou alguns momentos da dinâmica, fotografou e, além disso, teve a oportunidade de produzir o espetáculo, conhecendo os bastidores de uma atividade completamente nova e que ele nunca havia imaginado ser tão complexa, justamente por não ter tido as oportunidades que os bolsistas e voluntários do PIBID estão tendo.

Assim a semana de todos os envolvidos no subprojeto de Educação Física foi extremamente produtiva, pois todo o suor, aflição e correria foi compensado pelas experiências e pelo brilho nos olhos dos bolsistas e voluntários. Por fim, espera-se ver o mesmo brilho nos olhos dos alunos das escolas atendidas pelo PIBID, quando os conhecimentos aprendidos na oficina e espetáculo forem repassados a eles durante as atividades de atuação dos bolsistas nas escolas.

Autoria: Prof. Emerson Cruz de Oliveira

Ver também: Lista 2