AGÔ - Exposição curricular do curso de Museologia

Outubro 25, 2018
AGÔ - Exposição curricular do curso de Museologia

Os discentes do curso de museologia do 7º período da UFOP convidam para as programações referentes à nossa exposição curricular. Esta é organizada anualmente pelos alunos do curso, e terá sua inauguração no dia 31 de Outubro (Quarta-Feira), as 19h no prédio da EDTM, localizado no Campus do Morro do Cruzeiro em Ouro Preto (MG). 

AGÔ Imagens por Outras Lentes, tem como mote questionar a falta de representatividade da cultura negra nos espaços museais de Ouro Preto, e a partir deste recorte busca representar esta parcela da população como agente transformador cultural, e não apenas de forma passiva, como podemos observar em alguns dos Museus da região e do país.

Em tempos de crises políticas e ideológicas, julgamos de suma importância a discussão de temas que perpassam direitos à representação de populações tradicionalmente subjugadas e reduzidas à esteriótipos sob a ótica do discurso tradicional, seja este historiográfico ou museológico. AGÔ, que no idioma Yorubá que dizer “com licença”, resume a maneira que a turma do 7º período curso de Museologia da UFOP encontrou para dizer, de forma  inclusiva e respeitando os lugares de fala, que Museus e exposições são políticos, e devem ter posturas claras e críticas perante à sociedade.

Também convidamos para o seminário: Diversidade Cultural, Desafios Museais e Resistências Contemporâneas, que ocorrerá  no dia 9 de outubro, as 19h no Anexo do Museu da Inconfidência, Sala Manoel da Costa Athaíde, Anexo I do Museu da Inconfidência. Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico, Ouro Preto, MG. Com os palestrantes Dra. Kassandra da Silva Muniz, Eduardo Evangelista Ferreira e Douglas Aparecido, a mesa será mediada por Adilson Pereira dos Santos.

Ver também: Lista 2