Realizado no dia 15/07/2017, no Ginásio do CEDUFOP, o Seminário de Formação em Lutas da Modalidade Jiu-jitsu

Julho 21, 2017
seminário

No dia 15/07/2017, às 10:00, no ginásio do CEDUFOP, foi realizado um seminário de formação em lutas da modalidade Jiu-jitsu como parte das atividades do projeto de extensão Ensino de lutas à comunidade que é coodenado pelo prof. Dr. Daniel Coelho (CEDUFOP) e este é um projeto que integra o programa "Ouro Preto, Saúde & Movimento".

Este seminário contou com a presença do mestre Thiago Kaneko, faixa preta terceiro grau da equipe GFTeam Varginha.

O objetivo da realização do seminário, que funciona como um “aulão”, é ensinar técnicas da arte marcial para os praticantes, que variam de avançadas (para alunos com alto nível de desempenho) e básicas (para iniciantes). Além disso, quando se convida alguém de fora para tal evento, um dos propósitos é a disseminação de diferentes tipos de técnicas, visto que o Jiu-Jitsu é uma modalidade muito ampla com vários tipos de jogos (maneiras de lutar).

Os métodos empregados foram os tradicionais, em que o ministrante do seminário explica detalhadamente as posições e em seguida os alunos executam sob a supervisão do mestre. Dúvidas são tiradas simultaneamente, e quem aprende com mais facilidade auxilia quem precisa. Feito isso, ocorrem as lutas em si, onde o que se aprendeu é posto em prática.

Foi produtivo em vários quesitos, como qualidade dos ensinamentos passados, público atingido, duração, satisfação dos alunos, etc, além da prática de exercícios físicos. Conclui-se que tal tipo de episódio apenas agrega positivamente ao projeto e seus alunos.

O projeto Ensino de Lutas acontece as segundas e quartas (19:00 às 20:30h) e segundas e sextas (10:00 às 11:30) no tatame do CEDUFOP e é aberto a pessoas de ambos os sexos e todas as idades da comunidade.

Autor da informação: Prof. Daniel Coelho