PIBID de Educação Física finalizou o mês de outubro participando de diversos eventos

Novembro 6, 2017
pibid

Além de manter todas as atividades rotineiras (como: as reuniões dos grupos de bolsistas que atuam em cada escola para preparação das atividades; as reuniões com a coordenação do subprojeto para estudo de temas de interesse para educação e resolução de demandas administrativas; e ainda as atividades nas escolas), os alunos e o coordenador do PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física participaram de diversas atividades no final desse mês de outubro.

A maratona se iniciou com a apresentação oral de três temas livres durante a 11ª edição do SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de outubro de 2017, no centro de convenções de Mariana-MG. Os trabalhos foram apresentados pelos bolsistas: Isabella Cristina de Carvalho; Camila Ingrid Pereira Rodrigues; e Jader de Souza Teodoro (camisetas na cor bordo na foto 1). Todos os trabalhos são oriundos das experiências vivenciadas pelos bolsistas no interior das escolas parceiras que receberam os bolsistas e possibilitam que a formação inicial dos alunos se tornasse rica e diversificada.

Um outro trabalho no formato de pôster também foi apresentado durante o mesmo evento, pelo ex-bolsista do subprojeto, o licenciando Maxiano Dâmaso Martins que desenvolveu um Trabalho de Conclusão de Curso que discutiu o bullying na escola, mais especificamente na Educação Física Escolar, uma temática abordada no âmbito do subprojeto. Esse mesmo aluno, enquanto bolsista, já havia apresentado um trabalho durante a 10ª edição do SIMPOED que ocorreu em 2015. Naquela ocasião o número de trabalhos orientados pelo coordenado do PIBID de Educação Física e apresentados foi menor, apenas dois.

A segunda participação aconteceu no dia 30 de outubro de 2017, às 19h00min no auditório do ICEB. O coordenador do subprojeto de Educação Física e mais quatro bolsistas participaram do evento: “Caminhos da Reforma Educacional”. A mesa redonda contou com o debate entre: Profa. Ms. Clarissa Rodrigues (UFOP), Prof. Dr. Fábio Augusto Rodrigues e Silva (UFOP) e Prof. Dr. Fernando de Araújo Penna (FE/UFF-RJ). Diversos temas atuais sobre a Educação foram debatidos com destaque para o movimento “escola sem partido”.

Finalmente, no dia 31 de outubro de 2017, o coordenador e mais quatro bolsistas se dirigiram mais uma vez para Mariana-MG para participar do evento: “Cyberbullying: desafios dos professores na era digital”. O evento se iniciou com a palestra do professor Antônio Álvaro Soares Zuin, da UFSCar, prosseguiu com a interação dos professores com o palestrante (foto2). A iniciativa faz parte do Sala Aberta que é organizado em parceria pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), através do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), e pela Pró-Reitoria de Administração (Proad). O evento é voltado para professores da UFOP, mas na avaliação do professor Emerson Cruz de Oliveira (coordenador do subprojeto de Educação Física), era necessário convidar os bolsistas do subprojeto para participarem dessa atividade, considerando a urgência da discussão desse tema.

Novembro também será movimentado, pois os bolsistas já contam com dois resumos aprovados e aguardam o resultado da avaliação de outros dois que foram submetidos à Mostra PIBID UFOP evento realizado como parte do Encontro de Saberes 2017. O subprojeto de Educação Física havia sido muito bem representado no ano de 2016 na edição anterior da Mostra PIBID, naquela ocasião os bolsistas enviaram e tiveram a aprovação de treze resumos, possivelmente o maior número de resumos de um mesmo subprojetos que conta com apenas um coordenador.

Mesmo com toda essa dinâmica o PIBID não só da UFOP, mas de todo pais, corre o risco de deixar de existir. Por isso, como ocorre sempre na Educação, é hora de resistir! Nenhum corte na Educação!

Uma forma de colaborar com a nossa luta é assinando com nossos bolsistas o abaixo assinado em papel.

Outra forma é utilizando nas suas redes sociais a hashtag: #FicaPIBID

Também ajuda muito curtir a página e compartilhar o conteúdo de: https://www.facebook.com/pibidufop/

AUTORIA DA INFORMAÇÃO: Prof. Emerson Cruz de Oliveira

Ver também: Lista 2