Laboratório de Biomecânica do CEDUFOP realiza avaliação de atletas de Taekwon-do de Ouro Preto e região

Agosto 22, 2017

Durantes os dias 07 a 11 de agosto aconteceu no Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (CEDUFOP) a 2° Semana da Educação Física, um evento voltado aos alunos do curso e contendo uma programação variada como: Palestras cientificas, defesas de TCC, workshops, gincana de integração, mostra de dança e muito mais. Dentro dessa programação, houve a realização VIII Torneio de Lutas da Universidade Federal de Ouro Preto, promovido pelos alunos da disciplina Lutas e coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Coelho, responsável também, pelo laboratório de Biomecânica e Desempenho Esportivo (LABMEC) do CEDUFOP.

Durante a realização do torneio houve uma parceria entre os alunos da disciplina lutas e os alunos do LABMEC, na qual, foi realizada uma coleta de dados dos participantes do torneio pré e pós-competição, com intuito de realizar uma análise cientifica de algumas capacidades físicas dos atletas participantes, sendo elas o equilíbrio e potência de salto vertical nas variações com e sem contramovimento (counter moviment e squat moviment). Foram coletados os dados de 36 atletas participantes, desde a categoria infantil até a adulta, de ambos os gêneros.

O Laboratório de biomecânica é parceiro do Laboratório de fisiologia do exercício do CEDUFOP e juntos integram o LABFEBIO onde são realizadas pesquisas de Iniciação científica, mestrado e doutorado. Os professores coordenadores destes laboratórios, Prof. Dr. Daniel Coelho e Prof. Dra. Lenice Becker são vinculados ao programa de Mestrado em Saúde e Nutrição da UFOP como orientadores permanentes.

Autoria: Prof. Daniel Coelho