Confira a Agenda de Palestras da Semana da Educação Física

Janeiro 25, 2018
Palestra

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Comissão Organizadora: Professores (as): Daniel Barbosa Coelho; Emerson Cruz de Oliveira; Juliana Castro Bergamini ; Kelerson Mauro de Castro Pinto; Lenice Kappes Becker Oliveira.

 

Segunda-Feira, 29/01/2018

Palestras:

Tema: Comer, treinar e dormir; sono e atividade física.

Prof. Dr. Marco Túlio Melo:

Doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1997). Professor da Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Tem experiência na área de Sono, Distúrbios do Sono, Sonolência, Fadiga, Acidentes, Fisiologia do Esforço e Treinamento Desportivo. É orientador de mestrado e doutorado pelos programas de pós-graduação da UFMG e UNIFESP.

(http://lattes.cnpq.br/4215971444001756)

 

Tema: Treinamento aeróbio

Prof. Dr. Reginaldo Gonçalves

Doutor em Ciências da Saúde - Faculdade de Medicina da UFMG (2011). Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Professor Adjunto da Escola de Educação Física. É orientador de mestrado pelo programa de pós-graduação da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e prescrição de treinamento físico e musculação para promoção da saúde para crianças, adultos e idosos; treinamento para corredores de meio fundo, fundo, ciclistas e triatletas amadores e profissionais.

(http://lattes.cnpq.br/7452017124253425)

 

Tema: Importância da formação acadêmica na atuação do profissional de Educação Física.

Bacharel Bruno da Costa Barros

Bacharel em Educação física (2012) UFOP, atua como empresário da área do fitness em Ouro Preto, cidade onde mora e também é atleta de fisiculturismo.

 

Terça feira, 30/01/2018

Palestras:

Tema: Novos desafios da formação dos professores de Educação Física frente ao processo de reformas do atual governo: os novos marcos regulatórios.

Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2010). Professor do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEDU/ICHS/UFOP) nas disciplinas de Fundamentos e Políticas da Educação, membro do no grupos de pesquisa Epistemologia e Teorias da Educação EPISTEDUC/UNICAMP; formação e profissão Docente FOPROFI/UFOP e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena NEABI/UFOP.

(http://lattes.cnpq.br/7560421514245453)

 

Tema: Disciplina e indisciplina na sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer?

Prof. Dr. Luciano Campos da Silva

Doutor em Educação pela UFMG (2007), com Estágio Sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal). Professor Associado I do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Possui publicações e pesquisas nas seguintes áreas e temas: Sociologia da Educação, desigualdades escolares, disciplina e indisciplina na escola, relação entre professores e estudantes, autoridade docente, violência em meio escolar, relação família-escola.

(http://lattes.cnpq.br/6442334718886217)

 

Tema: Trajetória acadêmica e profissional de uma ex-aluna do curso de Licenciatura em Educação Física

Prof.ª(a) Ms. Maria Teresa Sudário Rocha

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto; Ex-bolsista do CNPq de Iniciação Científica no Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF) no CEDUFOP, MG. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), e vincula-se à linha de pesquisa "Formação de Professores e Saberes Docentes, Instituições e História da Educação Física" da Universidade Federal de Viçosa.

(http://lattes.cnpq.br/3361855376593132)

Designed by jannoon028 / Freepik

Ver também: Destaque