Bolsistas do PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física ministraram oficina de confecção de brinquedos

Agosto 7, 2017
pibid

No dia 28 de julho de 2017, foram realizadas diversas oficinas promovidas pelo PIBID-UFOP no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP, localizado no campus de Mariana-MG.

Os bolsistas do PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física ministraram uma oficina de confecção de brinquedos antigos com a intenção de aproximar os bolsistas de outros subprojetos dos brinquedos utilizados por seus pais ou avos, além de proporcionar diversão e alegria. Também foram confeccionados brinquedos utilizando material reciclável, com o objetivo de promover a consciência ambiental e alertar os bolsistas para o fato de que muitos brinquedos podem ser construídos a partir de materiais que virariam lixo.

A oficina teve início com uma roda de apresentação e conversa, onde os participantes se apresentaram e todos citaram brincadeiras e brinquedos que sabiam que existiam ou que fizeram parte da infância de cada um, mas que nos dias de hoje são pouco vistos, por estarem sendo substituídos pelos jogos eletrônicos.

Foram construídos três brinquedos: o vai-e-vem, o balangandã e a peteca. A construção dos três brinquedos foi muito animada e a vontade do brincar ficou evidente logo que o primeiro brinquedo ficou pronto. O vai-e-vem foi feito com pets que seriam descartados, o balangandã com jornais e revistas usados e o brinquedo que mais chamou a atenção durante a confecção foi a peteca. A peteca foi confeccionada como gerações passadas faziam, com pena de galinha e sua curvatura natural e palha de minho ou de bananeira para formar a base, materiais bem diferentes da pena quase reta e com as pontas cortadas das petecas disponíveis no mercado, que tem uma base de borracha.

Após a confecção dos brinquedos, chegou o momento do brincar. Todos puderam vivenciar seus próprios brinquedos e relembrar um pouco do que é ser criança, assim foi possível aproveitar o momento de descontração e divertimento no pátio do ICHS.

Com certeza foi uma oficina que acrescentou em minha formação e certamente foi uma experiência positiva. Das próximas vezes que eu precisar ministrar uma oficina, saberei calcular melhor a quantidade de material que deverei levar para que não falte nada.

Foi prazeroso ver a empolgação dos participantes durante a confecção dos brinquedos e principalmente quando puderam realmente brincar, aonde apresentaram ainda mais animação e alegria.

Terminamos a Oficina com uma bela foto de todos e com o sentimento de dever cumprido.

 

Oficineira responsável pelo relato: Camila Ingrid Pereira Rodrigues

Demais oficineiros: Hornei Lúcio Guadalupe, Isabella Cristina de Carvalho, Patrícia Paixão Fayer, Tatiane Cristina Rodrigues de Freitas, Tiago Cesar de Moraes.

Coordenador do subprojeto de Educação Física: professor Emerson Cruz de Oliveira

Autoria do texto e fotos: Prof. Emerson Cruz

Ver também: Destaque