Histórico

A Educação Física foi implantada como disciplina curricular, separadamente na Escola de Minas e na Escola de Farmácia, no início da década de 70 (setenta), em cumprimento do Decreto-lei 69.450, que determinava a obrigatoriedade dessa disciplina para todos os cursos oferecidos, em todos os períodos escolares. O corpo docente era constituído dos seguintes professores: Luiz Carlos Pires da Silva, Hilton Mourão Malheiros, Aloísio Alberto Nardy Pena, Maria Lúcia Dias Figueiredo, Evandro de Faria Figueiredo, Emilio Caram Junior, Cícero Cerqueira Pereira Junior e Aldeci Silva.

Com o objetivo de unificar a disciplina Educação Física sob uma única coordenação, foi designado para o cargo de Coordenador de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Ouro Preto, a partir da data de 1º de Maio de 1980, o Professor Aloísio Alberto Nardy Pena, através da Portaria número 080/80, assinada pelo então Reitor, Professor Antônio Fagundes de Sousa. 

Como conseqüência da situação criada pela citada portaria, foi imediatamente implantado o Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto – CEDUFOP, que apesar de já ter sua área definida no Campus do Morro do Cruzeiro, ainda não possuía instalações físicas próprias.

As atividades extracurriculares como, olimpíadas, intercâmbios, campeonatos, eventos, etc. Foram realizadas sob a coordenação do Professor Aloísio Alberto Nardy Pena com a participação dos docentes acima citados, e as aulas eram ministradas na quadra da Escola de Farmácia e na Praça de Esportes de Ouro Preto, através de convênio firmado com o Ouro Preto Tênis Clube. 


Posteriormente, em instalações improvisadas, no antigo Parque Metalúrgico da Escola de Minas, no centro histórico, onde atualmente funciona o Centro de Convenções da UFOP.

A partir do ano de 1986, sob a coordenação do Professor Adailton Eustáquio Magalhães, foram iniciadas as construções das instalações físicas do Centro Desportivo, no Campus do Morro do Cruzeiro. Inicialmente foram construídas duas quadras poliesportivas descobertas. Na seqüência, deu-se início a construção do ginásio poliesportivo que foi inaugurado em 04 de dezembro de 1992, composto de quadra interna, sala de ginástica, sala de musculação, vestiários, salas de aulas teóricas, secretaria e salas de professores.

Nessa época o CEDUFOP contava com os seguintes professores: Adailton Eustáquio de Magalhães, Aldeci Silva, Aloísio Alberto Nardy Pena, Denyse Mary Hammer Drumond, Evandro de Faria Figueiredo, Heber Eustáquio de Paula, Ida Berenice Heuser do Prado, Leonardo José Jeber e Maria Lúcia Dias Figueiredo.

No ano de 1995, novamente sob a coordenação do Professor Adailton Eustáquio Magalhães, uma nova fase de expansão do CEDUFOP foi iniciada com a construção da piscina, inaugurada em 20 de dezembro de 1996 e o campo de futebol inaugurado em 12 de setembro de 2002, campo de futebol society e quadras de areia inauguradas em 12 de setembro de 2008, construção de mais duas salas de aula e gabinetes para mais 8 (oito) professores, inaugurados em 20 de agosto de 2009.

Também ocuparam o cargo de coordenadores  do Centro Desportivo da UFOP, eleitos, em épocas distintas os Professores Aldeci Silva, Leonardo José Jeber e Denyse Mary Hammer Drumond. E como professoras efetivas, fizeram parte do quadro de docentes do CEDUFOP as Professoras Rosane Rosendo e Kátia Euclydes Borges.  

O CEDUFOP ao longo de sua existência, além de oferecer a disciplina de Educação Física aos alunos dos diversos cursos da UFOP, vem desenvolvendo muitos trabalhos nas áreas de Pesquisa e Extensão. Em 19 de junho de 2008, foram criados os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.